segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Plano de negócios - Como fazer? Linhas gerais



A partir da conscientização de que planejar é uma condição fundamental para executar, vamos ao que é necessário fazer até a conclusão de um plano de negócios (PN).

Em primeiro lugar temos que ter uma ideia de negócio. 


Sabe-se que o plano de negócio é um instrumento de planejamento que custa tempo e dinheiro e, para que venha a ser elaborado, merece um momento de decisão. 


Particularmente, divido o plano em 4 níveis de exigência. O PN pode ser simplificado, apenas para levantar informações que orientam na melhor elaboração da ideia. O segundo nível chamo de básico com um maior quantidade de detalhamento. E vai até o nível 4 que tem, além de detalhes de toda a operação, estrutura, marketing e financeiro, um aprofundamento na divisão societária, processo de entrada de novos sócios, futura avaliação da empresa, dentre outros detalhes que o empreendedor  ou empresário pode ter interesse em adicionar.


Mas, importante, antes de entrar no PN, recomenda-se que a ideia seja analisada (ver Figura itens 1 e 2). Nesse ponto pauso para lembrar ao leitor sobre a necessidade, quase obrigação, de analisar sua ideia com o apoio do quadro de modelagem de negócio, o canvas mencionado no artigo anterior. 


O que dará consistência ao futuro negócio ou à nova implementação de uma ideia/novo negócio em uma empresa que já existe, é a análise da diferença que esse negócio pode fazer, quem são os clientes, como será feito o contato com os clientes, quais os retornos, se está estruturado para reduzir a probabilidade de insucesso, como vai faturar do jeito que está imaginado, tornar mais concreto oque está apenas na cabeça do idealizador, avaliar custos, parceiros, atividades, dentre outras perguntas.


Portanto, não pense que estou postergando o início das orientações sobre PN. Pense antes que, caso eu não tenha uma boa ideia, boa realmente, não adianta perder tempo com um PN. 


Sugiro então que você analise sua ideia e responda: ela tem uma boa proposta de valor? quem será meu cliente? tem grande chance de retorno?


E vamos em frente!!!


Fonte: Leopoldo Nunes 

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