quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Plano de negócios - Como fazer? Estrutura


Após o desenvolvimento inicial da ideia, e considerando que sua análise dos primeiros aspectos do negócio lhe deram segurança para seguir em frente, o Plano de Negócio passa a ter sentido tendo em vista que a ideia selecionada precisa ser transformada em algo mais palpável antes de que sejam aplicados recursos financeiros.

Para preparar um Plano de Negócio básico é importante que ele contenha pelo menos três grandes capítulos (lembre-se que estamos preparando um PN básico!!!): estrutura, marketing e financeiro. Os níveis de aprofundamento nesses três capítulos vão dar consistência à ideia e lhe assegurar um nível de conforto para seguir até a montagem do negócio efetivamente, daí a importância da elaboração do PN.


A escolha da Estrutura como parte inicial de preparação do PN se dá pela necessidade de entender o que será necessário para que o produto ou serviço final passe a existir. Por exemplo, se a ideia final foi montar um negócio de venda de pipoca, faz-se necessário saber que vamos precisar de um carrinho, do milho, do óleo, de material de limpeza, do local onde será vendida a pipoca etc. Caso a ideia seja industrializar pipoca, então será necessário que se estude a indústria para que sejam conhecidas as máquinas e equipamentos para fabricação, embalagem, estoque além dos processos e canais de comercialização para que o saco de pipoca industrializado, digamos que seja o produto final, chegue nas mãos do consumidor.


Ao levantar o que será necessário, o empreendedor deverá levantar também o investimento a ser aplicado para que a estrutura imaginada venha a ser montada. Os valores levantados vão ser úteis no capítulo financeiro e os dados levantados na pesquisa de campo para se chegar ao que é necessário vão ser utilizados no capitulo de marketing.


Na construção da Estrutura, o Plano ajuda o empreendedor a prévisualizar como será seu negócio e a aprimorar sua proposta de valor, público e demais aspectos do marketing que serão detalhados posteriormente. Observe também que os quadros da modelagem feita anteriormente estão sendo úteis como subsídio do que poderá ser real, ou do que foi apenas uma tentativa de ser tudo para todos. Por que? Pela limitação financeira em primeiro lugar, porque é rapidamente perceptível tendo em vista a limitação de recursos, e porque a falta de foco vai impactar em desperdício de recursos de marketing.


Agora, mão à obra!!! Vamos em frente!


Fonte: Leopoldo Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário