sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Planejamentos não existem

Talvez alguns rapidamente rejeitem a leitura do post. O choque é válido porque os planejamentos realmente não existem quando falham na implementação.


Planos estratégicos fracassam numa frequência incrível. Já vi muitos bem elaborados e cheios de detalhes realistas. Assim mesmo fracassaram. Por quê?


Antes, talvez devêssemos analisar as razões por que as organizações precisam de um planejamento. Qualquer estudante de administração saberá dizer. Primeiro: para garantir sua sobrevivência. Segundo: para criar e fortalecer vantagens competitivas. Terceiro: para obter retornos maiores que seus concorrentes.


Agora sim: por quê os planos estratégicos fracassam?


Ora. Um plano é como um mapa. E um mapa não é o território que ele representa. É preciso ter a habilidade de pô-lo em prática. E depois, de ter flexibilidade. Isso precisa ser dito, pois executivos planejadores são quase sempre rígidos demais. Demoram ou não conseguem transigir com as soluções exigidas pelas novas e atuais realidades dos negócios. Não reagem à altura do que se exige ou se espera.


Logo, a verdade mais impactante e incômoda sobre os planos é: "Planejar é uma coisa; realizar é outra". É a mesma distância entre ter intenção e agir. Quando se planeja tem-se a impressão - e o desejo - de que tudo dará certo. Mas aí, os vícios das pessoas e os da empresa tornam-se os obstáculos à sua concretização. Do que estou falando? Refiro-me aos "feudos" criados pelos diretores e gerentes, do pensamento bitolado, da falta de interesse no cliente e na qualidade... e de tudo aquilo que você conhece bem - porque está na sua e em quase todas as empresas do planeta. Vamos incluir nessa lista o despreparo dos colaboradores pela ausência de treinamentos - não só no chão de fábrica ou na administração, mas em toda a hierarquia. Geralmente só a cúpula sabe da estratégia. Os colaboradores não sabem de nada, e é precisamente por isso  que não assumem sua parcela de responsabilidade individual na estratégia.


Como mudar este quadro? Falar - ou escrever - é fácil. Requer muito trabalho duro, suor. Talvez  este espaço seja curto. Mas algo essencial é pontuar a necessidade de boas e intensas práticas em  comunicação interna e treinamento do pessoal em cada ponto do plano que se deseja implantar. É isso!


Planos são importantes, sim. Mas quando primam pela beleza mais que pela utilidade  praticidade, viram peças intocáveis e incompreensíveis. Não se sustentam. E a mais, quando nestes moldes, levam a empresa a lugar algum e custam um monte de dinheiro. Sem  sabedoria e comprometimento não passarão de um mero desencargo de consciência dos que os promovem. 


Dicas para planejar:
1. Ter metas realistas.
2. Revisar sempre.
3. Encontrar sempre um alvo motivador a superar (como o concorrente...)
4. Diversificar receitas.
5. Diversificar canais.

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