segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A gestão estratégica como diferencial na liderança

Data: 02/12/2010


O senso de liderança é algo presente na essência do empreendedor. Com a alta competitividade de um mercado em constantes transformações, a presença de uma visão estratégica na gestão empresarial pode ser responsável pela sobrevivência da empresa. A pesquisa ‘Demografia das Empresas’, divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), confirma esta realidade: apenas entre 2007 e 2008; 889,5 mil empresas entraram no mercado e 719,9 mil fecharam as portas.

“Neste cenário de um mercado extremamente competitivo, com empresas investindo em tecnologia e novas possibilidades de comunicação, o empreendedor precisa estar atento a todas estas mudanças”, afirma Josué dos Anjos, consultor do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae) do Mato Grosso do Sul e gestor de projetos e produtos do Portal Educação. Segundo o consultor, as organizações estão buscando mais líderes do que executores, à procura das capacidades de pensamento, decisão e inovação.

“O empreendedor não trabalha sozinho. Em algum momento vai precisar de apoio, seja por meio de parceiros ou colaboradores. Para este relacionamento, deve estar intrínseca a capacidade de liderança, que é a habilidade de comover e conduzir as pessoas a realizar o projeto”, explica Josué.


Capacitação para liderança

Heloisa Leite, professora da Coppead, escola de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui experiência internacional e faz uma análise dos atributos do líder no Brasil. “Temos vantagens comparativas. O brasileiro tem uma característica de plasticidade social. De forma negativa é vista como o ‘jeitinho brasileiro’, e de forma positiva é definida como inteligência emocional, uma capacidade de aceitar as diferenças. Por isso, o executivo brasileiro é bem visto no mundo todo.”

Segundo a professora, responsável por cursos de capacitação para executivos e gestores, a demanda por treinamento na área tem crescido muito. Apesar de a condição de líder ser considerada por muitos como algo que surge naturalmente nas pessoas, a acadêmica afirma que as qualidades de um líder podem ser desenvolvidas. “Liderar não é só ter capacidade técnica. Além do marketing, das finanças ou das estatísticas, as cadeiras comportamental e ética são fundamentais na formação do líder.”

Josué dos Anjos concorda com a professora. “Empreendedor é uma característica nata do ser humano, que às vezes está incubada e pode ser desenvolvida através de treinamentos e capacitações. O mesmo vale para a liderança. Todos nós temos a capacidade de envolvimento, o que determina o sucesso é a preparação”, justifica.

Mas o mercado apresenta exemplos de profissionais da Geração Y que, mesmo sem grandes experiências, assumem o papel de líder. É o caso de Yuri Zero, de apenas 23 anos, dono de seu próprio negócio. Sócio da Às Produções, empresa de comunicação e marketing, o jovem revela o que espera de um comando estratégico. “Alguns preferem usar a autoridade, outros acreditam que criar laços de amizade é uma forma mais fácil e simples de conseguir as coisas. Um grande líder é aquele que inspira confiança e respeito, que não precisa dar um grito para obter o que precisa. Pedir, basta.”


Trabalho em família

Antes de assumir seu empreendimento, Yuri Zero trabalhou com sua mãe, a produtora cultural Maria Luisa Jucá, na empresa Conexão Marketing, que atua há 20 anos no mercado. De acordo com o publicitário, a experiência foi extremamente enriquecedora, mas trabalhar em família envolve questões complicadas. “A relação de intimidade que se tem com um familiar acaba afetando a relação entre empregado e empregador. Às vezes é difícil saber separar as coisas”, confessa.

Para Dorothy de Mello, presidente do Instituto Empresa Familiar e sócia-diretora da Nebel e Mello Consultores Associados, a separação entre a relação familiar e profissional é algo muito difícil de estabelecer nas organizações. “A implantação de uma governança corporativa afasta os papéis entre propriedade e gestão. Os familiares que estão na empresa devem ser considerados como qualquer executivo, capazes de funcionar como qualquer profissional. Inclusive, serem contratados por competência e adequação à posição que lhes é oferecida”.

A diretora afirmou ainda que a gestão autoritária não funciona há muito tempo: “Um empreendedor não necessariamente vai ser um líder. Quando ele tem uma oportunidade e cria algo, nesse início ele é tudo. Mas à medida que a empresa vai crescendo surgem outras necessidades que precisam ser conduzidas por gente capaz. Isso é um problema no Brasil, por exemplo, que é cheio de empreendedores, mas muitas empresas não sobrevivem”, assinala.

O estudo Demografia das Empresas, realizado pelo IBGE, revela que do total de 464,7 mil empresas que apareceram pela primeira vez no mercado em 2007, 353,5 mil (76%) sobreviveram em 2008. O resultado está diretamente relacionado ao porte da organização, segundo a análise da pesquisa: entre as empresas sem pessoal assalariado, a taxa de sobrevivência diminui para 68%; com 1 a 9 profissionais, é de 89%; e, a partir de 10 pessoas, sobe para de 96%.

Fonte: Coppead

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