quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Livros - indicações da década passada 2000



Já dizia Peter Drucker: “90% do que nós chamamos de gestão consiste em tornar difícil para as pessoas fazerem o seu trabalho”.

Liderança é tudo em uma empresa. Por mais democrata que seja o ambiente de uma empresa, o negócio precisa de um líder para deixar claro para onde a empresa tem de ir. Confira os dez livros de liderança que acredito que você deve ler se quiser se tornar um líder que seus funcionários se orgulham em ouvir e seguir.

10º lugar: Execução, de Ram Charan. Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução - unir pessoas, estratégia e operações - os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência - não apenas formular uma ‘visão’, deixando a tarefa de torná-la realidade para os outros. Bossidy e Charan revelam a importância do total e profundo envolvimento em uma organização e explicam por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.

9º lugar: Check list dos líderes, de Chris Clarke Epstein. O objetivo de fazer perguntas é obter respostas. Líderes fazem perguntas para coletarem informações, compreenderem motivações e descobrirem problemas. As perguntas feitas e respondidas no local de trabalho podem revelar emoções, descobrir novos enfoques e aumentar a eficiência. Todos esses resultados desejáveis presumem uma só coisa - que alguém realmente obteve respostas para as questões indagadas. Obter boas respostas a perguntas tem a ver com a habilidade de quem indaga. Este livro mostra aos líderes como questionar e atingir resultados.

8º lugar: Liderança radical, de Steve Farber. Se você quer se tornar não só um líder, mas o melhor líder que puder ser, prepare-se para dar o salto radical que Steve Farber propõe neste livro por meio de quatro ações - cultive o amor, produza energia ao seu redor, inspire audácia e apresente provas de que está comprometido com seu objetivo. Nesta fábula moderna, divertida e cheia de suspense, você descobrirá como renovar o entusiasmo pelo seu trabalho e se tornar um líder radical, capaz de estimular outras pessoas a trilhar esse mesmo caminho. Numa teia de acontecimentos envolvendo personagens instigantes, o autor constrói uma história fascinante que revela a forma mais sublime e eficaz de liderança - a que é exercida com amor no coração.

7º lugar: Este barco também é seu, de Michael Abrashoff. Quando o capitão Abrashoff assumiu o comando do USS Benfold, um navio de guerra moderno, equipado com os sistemas mais avançados da atualidade, foi como se passasse a dirigir uma empresa com toda a tecnologia disponível, mas de baixa produtividade. Consciente de que a responsabilidade de melhorar o desempenho recaía sobre os seus ombros, ele compreendeu que precisava desenvolver a sua própria capacidade de liderança antes de tentar aprimorar o navio. Em poucos meses, Abrashoff conseguiu uma tripulação constituída de pessoas confiantes, motivadas a solucionar problemas e dispostas a tomar iniciativas e assumir a responsabilidade pelos seus atos. O lema a bordo de Benfold passou a ser “este barco também é seu” e, em pouco tempo, o navio foi reconhecido unanimemente e em todos os níveis hierárquicos da Marinha como um modelo de eficiência naval. Como Abrashoff conseguiu isso? Abrashoff compartilha neste livro os seus segredos de gestão bem-sucedida, contando sua história para todos que estejam navegando nos mares incertos da administração e dos negócios.

6ª lugar: Liderança segundo Abraham Lincoln, de Donald T. Phillips. Abraham Lincoln foi o 16º presidente americano e, apesar de ter morrido há mais de 125 anos, ainda inspira e influencia pessoas de todas as gerações. O exemplo de líder impecável durante a Guerra Civil e a imagem de “Salvador da Nação” foi ampliada depois de seu assassinato. Em Liderança segundo Abraham Lincoln - estratégias para tempos de crise, o leitor encontrará muitas das próprias palavras de Lincoln, além de passagens da história em que seu instinto inato de líder foi comprovado e aplicado. A obra é subdividida em várias lições-chaves, cada uma representando uma via importante em direção ao entendimento do estilo pessoal de liderança de Lincoln.

5º lugar: As 21 irrefutáveis leis da liderança, de John Maxwell. Existem determinadas normas cuja prática é fundamental para o êxito de qualquer líder e de todo aquele que pretende exercer uma função de liderança. O autor John Maxwell aplicou tudo que aprendeu e está descrito em As 21 irrefutáveis leis da liderança, tornando-se assim a maior autoridade nessa área nos Estados Unidos. Este livro vai auxiliar o leitor a desenvolver suas técnicas e práticas de liderança, além de ser uma ferramenta única para a formação de novos líderes. O livro demonstra como essas leis de liderança são realmente irrefutáveis. Ele faz a ponte entre as teorias de liderança e sua aplicação no mundo real.

4º lugar: Descubra seus pontos fortes, de Marcus Buckingham. Marcus Buckingham e Donald O. Clifton descobriram que a maioria das empresas dá pouca ou nenhuma atenção aos pontos fortes de seus funcionários. Preferem investir tempo e dinheiro na tarefa de corrigir suas fraquezas, achando que desse modo as pessoas atingirão a excelência. Por outro lado, a pesquisa revelou que os profissionais bem-sucedidos compartilham um segredo simples, mas poderoso - usam suas energias para aprimorar aquilo que fazem melhor, deixando seus pontos fracos em segundo plano. E, assim, tornam-se cada vez mais competentes, produtivos e felizes. Para ajudar você a descobrir quais são e como aprimorar seus talentos e de seus colaboradores, este livro traz um programa em torno do teste “descubra a fonte de seus pontos fortes”.

3º Lugar: O líder autêntico, de Bill George. O autor traça o argumento persuasivo de que a jornada até a liderança autêntica e sustentável, que passa pela descoberta do seu próprio norte, é a chave para a liderança em todos os campos, seja ele negócios, governo ou iniciativa privada. Ao longo de entrevistas com homens e mulheres marcados por trajetórias de liderança, o autor fornece um guia para a liderança do século 21. O futuro, segundo ele, pertence aos líderes que querem vencer sem perder de vista os valores.

2º Lugar: Os 5 desafios das equipes, de Patrick Lencioni. Este livro, em forma de quadrinhos, oferece uma teoria sobre as cinco tendências comportamentais que corrompem as equipes. O autor conta a história de uma mulher que se torna CEO de uma empresa renomada do Vale do Silício e que possui uma equipe executiva disfuncional. Ao longo da história, o leitor verá como ela consegue provocar uma transformação na empresa. Ao fim, o autor faz uma análise dos cinco distúrbios e ajuda os leitores a avaliarem suas próprias empresas.

1º Lugar: Caixa Jach Welch, de Jack Welch e Susan Welch. Este box reúne os dois título dos autores - Paixão por vencer e Paixão por vencer - as repostas. O primeiro fala sobre todos os aspectos do trabalho. Começa com uma parte sobre filosofia de negócios - quatro princípios que orientaram Jack Welch em toda a sua carreira. O segundo seleciona algumas perguntas relevantes e dando soluções para essas questões ampliam e estendem a conversa de Jack e Suzy Welch com os leitores, que começou em Paixão por vencer.

Outro : Meeting Points da Egeria Di Nallo
Quero compartilhar minha relação dos dez livros de marketing que você deveria ler antes de sair por aí torrando o dinheiro de marketing da sua empresa.  Escolhi livros que estão disponíveis em português. 

Já dizia Peter Drucker: “Os dois únicos motivos porque existe uma empresa é marketing e inovação. O resto é custo e perda de tempo”.

10º lugar: O ponto da virada , de Malcolm Gladwell. O que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best sellers? Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista? Neste livro, Malcolm Gladwell mostra como entender fenômenos sociais desse tipo - vê-los como epidemias. O momento decisivo em que essas novidades se alastram - ou se acabam - é o que o autor chama de ‘O ponto da virada’.

9º lugar: BuzzMarketing, criando clientes evangelistas. Nesse livro você verá como desenvolver estratégias de marketing de evangelismo e programas que criarão comunidades de pessoas influentes que poderão ajudar nas vendas para sua empresa. Os autores resumem e explicam os seis princípios básicos para criar clientes evangelistas - Plus-Delta dos clientes; receber feedback contínuo dos clientes; napsterizar o conhecimento; partilhar o conhecimento livremente; estabelecer o “buxixo”; sabiamente construir redes de marketing boca a boca; criar comunidades; encorajar as comunidades de clientes a se reunirem e partilharem suas experiências; dividir em pedaços pequenos; elaborar ofertas especiais e gradativas para “fisgar” os clientes pouco a pouco; criar uma causa; tornar o mundo, ou seu setor industrial, melhor. McConnell e Huba mostram várias histórias de empresas bem-sucedidas para ilustrar esses princípios e provar como os relacionamentos sólidos com os clientes constróem e sustentam empresas durante as épocas boas e as ruins. Mostram, também, exemplos reais do marketing de evangelismo em ação, incluindo as oportunidades e as armadilhas de campanhas específicas. O livro explica ainda como organizações tão diversas como Southwest Airlines, Krispy Kreme Doughnuts, The Dallas Mavericks, IBM e outras construíram com sucesso sua base de clientes e criaram programas de marketing direcionados para atrair e envolvê-los. Esses programas produziram legiões de vendedores não oficiais e uma força de marketing poderosa e com uma boa relação custo-benefício. Ao aprofundar os relacionamentos com os clientes, as organizações de sucesso criam comunidades que geram apoio e agregam valor a seus produtos e serviços. Os autores demonstram que é possível converter bons clientes em clientes excepcionais, dispostos a espalhar a palavra.

8o lugar: O melhor do mundo, de Seth Godin. Este livro pretende ajudar o leitor a reconhecer se está diante de uma situação na qual deve investir seu tempo, esforço e talento ou se ficou preso num beco sem saída e a decisão mais inteligente a tomar é desistir - e ter a oportuinidade de ser o melhor em outra coisa.

7º lugar: Free, Grátis de Chris Anderson. Neste livro, o leitor encontrará a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Anderson afirma que estamos entrando numa era em que a economia pode ser construída em torno do conceito de gratuito e explica como isso afetará a vida das pessoas. O autor acabou percebendo que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito e resolveu, então, mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso.

6º lugar:  Batalha na sala de reuniões de Al Ries e Laura Reis. Nesta obra, Al e Laura Ries exploram as diferenças e abismos que separam o marketing e a administração e mostram porque essas diferenças são ruins para os negócios, a empresa e os clientes. Eles enfatizam como estes dois grupos, ao divergirem, acabam por comprometer toda a estratégia do negócio, influenciando a empresa como um todo pela parte estratégica que lhes cabe. A razão disso decorre do fato de que os administradores pensam com o lado esquerdo do cérebro, ou seja, com a razão, enquanto os profissionais de marketing trabalham exaustivamente com o lado direito, a saber, com a criatividade/intuição. Ao trazerem as informações aos leitores, a lição que os autores deixam é uma: é preciso haver convergência de ações e ideias para que o sucesso do negócio/produto seja pleno e duradouro.

5º lugar: Marketing para o Século 21, de Philip Kotler. Este é um guia para o marketing, com conselhos que abrangem os desafios apresentados pela hipercompetição, a globalização e a internet. Um livro para quem quer se inteirar sobre marketing de banco de dados, de relacionamento, high tech e de internet, entre outros campos de aplicação desta ciência.

4º lugar:  A lógica do consumo, de Martin Lindstrom. Estudos revelam que é preciso menos de dois segundos e meio para que um consumidor tome a decisão de comprar. As empresas sabem que têm menos de dois segundos para atrair seus olhos, capturá-lo e torná-lo um cliente. Nesse livro, Martin Lindstrom leva o leitor aos bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende e mostra como o nosso cérebro responde aos muitos estímulos da propaganda. O autor apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos como, por exemplo, o impacto do sexo na mente do consumidor

3º lugar: A pergunta definitiva, de Fred Reichheld. Os CEOS geralmente anunciam metas de crescimento ambiciosas, para depois não atingi-las. A razão? Muitas empresas são viciadas em lucros ruins , que funcionam no curto prazo, mas acabam por desmotivar os funcionários e afastar os consumidores. Eles arruínam o crescimento por criarem uma legião de detratores - clientes que arranham a reputação da empresa e mudam para o concorrente na primeira oportunidade. Fred Reichheld, especialista em fidelização de clientes, mostra como reverter essa equação, transformando clientes em promotores que geram lucros bons e crescimento verdadeiro e sustentado. A chave está em uma pergunta simples: Você nos recomendaria a um amigo? Ela permite às empresas identificar os promotores e detratores e produz medida clara do desempenho de uma organização aos olhos do consumidor. Ainda torna clara a ligação entre a qualidade dos relacionamentos de uma empresa com seus clientes e suas perspectivas de crescimento.

2º lugar:  O toque invisível, de Harry Beckwith. O autor mostra como uma empresa prestadora de serviços pode se destacar no mercado. O setor de serviços apresenta uma singularidade: os produtos não podem ser vistos ou tocados. Ao consumidor é oferecida uma experiência, e para torná-la realmente excepcional, o autor ensina como pôr em prática as melhores estratégias para atrair clientes por meio de quatro conceitos-chave: preço, marca, apresentação e relacionamento.

1º lugar: Posicionamento de Jack Trout e Al Ries. Este livro mostra a importância de se criar uma ‘posição’ na mente do consumidor. “A batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor!’ Posicionamento é um conceito que mudou a natureza da publicidade, um conceito que as pessoas têm dificuldade de compreender o seu poder. O posicionamento é aplicado em um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo em uma pessoa. Mas posicionamento não é o que você faz com um produto. Posicionamento é o que você faz com a mente de seu potencial cliente. Ou seja, você posiciona o produto na mente do potencial consumidor. A teoria do posicionamento competitivo é hoje aplicada nas ações, estratégias empresariais e pessoais.



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