quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Plano de negócios - Como fazer? Plano de marketing



Para quem não leu os outros posts: resolvi fazer um breve roteiro, simplificado, para construção de Planos de negócios (PN). Essa iniciativa não pretende ser um guia para profissionais, mas um apoio para o leigo que quer preparar o Plano com base numa ideia de negócio. Independente da simplicidade do que se pretende, sempre sugiro convidar para essa construção algumas pessoas do seu círculo de amizade de forma a obter outras visões críticas do futuro negócio.

A continuidade do Plano de Negócio não exige que haja uma linearidade de passos. As pesquisas, levantamento de informações, elaboração de estratégias etc correm em paralelo ao longo do trabalho. Importante sim, é anotar tudo o que está sendo levantado e registrar de forma organizada para que o material seja devidamente consolidado no momento certo.


A fim de organizar a ideia geral, vamos tratar do Plano de marketing que pode ser focado nesse momento. Trata-se, em resumo, de preparar a empresa para alcançar seu cliente. Como diz Kotler, um bom marketing reduz a necessidade da venda. Por essa razão, tomei emprestado uma figura (acima) com 8Ps. Serve para chamar a atenção... 


Apesar de considerar que o marketing mix tradicional já está de bom tamanho, é sempre bom ter à mão perguntas que o leve aos detalhes acerca do que é necessário no marketing para atingir o mercado. Os 4Ps - produto, preço, promoção, praça - já trazem para o PN uma gama de questionamentos bem ampla.


Antes de pensar no composto de marketing, é claro que precisa ser feita uma análise do ambiente de negócios. Essa ação demandará pesquisas, levantamentos e informações que o empreendedor precisará para os próximos tópicos. Esses tópicos incluem, de forma geral, a elaboração do posicionamento, dos objetivos e metas, e das estratégias de marketing para alcançar os objetivos traçados. 


Perguntas fundamentais nesse aspecto: qual a proposta de valor do negócio e para qual público alvo. Sem a decisão e foco no público desejado, a empresa nascente ou projeto inicial corre o risco de desperdiçar esforços e recursos em clientes ou consumidores com baixo retorno sobre o investimento, drenando energias importantes principalmente no começo.


Observe que ao após pensar na estrutura e em como levar o negócio ao conhecimento do cliente, sua visão do negócio já estará bem próxima de uma realidade que levará a preocupação de quanto tudo isso custará e que receita poderá ser apurada. Esse será o nosso próximo tema.


Vamos em frente!!!


Fonte: Leopoldo Nunes

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