Um plano de negócios é um processo sistemático de pesquisa e análise
sobre uma ideia ou negócio.
Quando se trata de um novo negócio ou ideia que está sendo gestada e vai
ser transformada em negócio, orienta-se que se use o quadro de modelagem de
negócios do Ostewalder e Pigneur (Business Model Generation Canvas) criado há
poucos anos.
O ato de planejar ajuda-nos a pensar em detalhes que podem passar
despercebidos sob o ponto de vista do interesse na atividade ao longo do tempo
ou mesmo sob o ponto de vista da viabilidade.
Observe no exemplo: imagine que você tenha decidido que a ideia de uma
sorveteria é excelente pelo baixo custo do produto e pelos preços atualmente
praticados e, em conversas com algumas pessoas, isso se tenha confirmado. Mas,
durante a elaboração do plano, você vai passar por uma pergunta relacionada ao
ponto e, nesse momento, você irá parar para pensar sobre o custo do aluguel ou
da aquisição de um bom ponto. A resposta poderá deixá-lo desanimado caso
perceba os altos valores dos aluguéis comerciais de bons pontos, ou, por outro
lado, irá perceber que tem como grande diferencial do futuro negócio, um ponto
próprio da família que proporcionará um volume de clientes muito acima do ponto
de equilíbrio.
Portanto, antes de executar, planeje-se. Se for desenvolver uma nova
ideia de negócio ou implantar um novo projeto no negócio existente, faça um
plano do negócio.
Fonte: Leopoldo Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário