Entre a ideia e a
concretização dela há um espaço que é difícil para dimensionar e varia de
pessoa para pessoa. Não se trata de uma ciência exata e, portanto, tem forte subjetividade
e dependência do contexto e circunstâncias.
De acordo com pesquisas
recentes, 75% das startups que captaram recursos de terceiros falharam em dar retorno a esses
investidores, 95% delas falharam em atingir os resultados financeiros almejados
e mais de 50% não sobreviveu ao seu
sexto aniversário (fonte: livro).
Segundo Scott Anthony, autor do livro citado abaixo,
o maior desafio que os inovadores tem inicialmente é manter o equilíbrio entre
o pensamento e a execução. Segundo ele, os extremos são perigosos. De um lado
existe a paralisia da análise que envolve pesquisas intermináveis, dúvidas e
planos mirabolantes. Do outro lado,
fazer sem pensar. A velocidade da
execução e o crescimento são comprometidos se não há o entendimento dos
elementos chave do modelo de negócios.
O alvo mais importante é
encontrar os ingredients mágicos por trás da
grande ideia: a solução mais atraente para resolver uma necessidade de
uma forma que cria valor.
Livro:
The
First Mile: A Launch Manual for Getting Great Ideas into the Market (Harvard Business
Review Press, 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário