Já foi dito que fazer pesquisa na internet é uma pescaria. Foi pensando nisso que a revista norte-americana CIO pediu que duas renomadas profissionais em biblioteconomia - Ann Cullen, professora na Universidade de Harvard, e Jessamyn West, especialista em arquivamento de informações de tecnologia - elaborassem uma lista de dicas de pesquisa na web. Época NEGÓCIOS compilou e adaptou as principais dicas da dupla.
• Apesar dos pesares, a Wikipédia é um bom lugar para começar uma pesquisa. "É uma avenida para outras fontes de informação. Mas não deve servir de fonte única ou primária", diz Ann. (O conselho vale mais para verbetes em inglês. A qualidade dos verbetes em português é, em geral, precária.)
• Busque os blogs dos experts nos assuntos pesquisados. Nessa busca, a função de blog search do Google é razoável, porém, perde para os índices dos blogs QuackTrack (www.quacktrack.com) e Blogdigger (www.blogdigger.com), que listam milhares de blogs nos mais diversos assuntos. Uma vantagem de consultar esses sites, diz Ann, é que ele, via de regra, está a par do conteúdo veiculado pelos outros blogueiros. "Dessa forma, você não precisa ler 100 blogs. Basta ler o sujeito que lê 100 blogs", sugere Ann. O site Technorati (www.technorati.com) monitora a popularidade dos blogs e, segundo Jessamyn, este é um indicador de confiabilidade dos blogs.
• Procure as revistas das principais escolas de negócio. A Universidade de Harvard mantém online o site Working Knowledge (www.hbswk.hbs.edu/), especializado em negócios. "Em tecnologia da informação, por exemplo, os acadêmicos são as melhores fontes para se colher estatísticas", diz Ann. O site BizSeer (http://bizseer.ist.psu.edu/t/?p=doc) é referência entre os bancos de dados de literatura acadêmica. No Brasil, os pesquisadores têm à disposição ótimos sites, como o da Escola Superior de Propaganda e Marketing (www.espm.br) e o da Fundação Getulio Vargas (www.fgv.br).
• Busque os sites do governo. Apesar de não trazer as informações mais atualizadas, são sempre confiáveis numa consulta de estatísticas. No Brasil, os sites de agências governamentais, ministérios e secretarias são, de modo geral, bem atualizados.
• Vá atrás das revistas especializadas. Se o assunto for tecnologia, o melhor local para localizá-las é o site da Business Technology Association (www.bta.org). No caso de outras indústrias, vale o site Business.com.
• Consulte o domínio do site. Se a URL (as letrinhas finais do endereço eletrônico) terminar em ".edu", ".gov" ou ".org", pode apostar que a informação vem de uma fonte primária (como de uma ONG, do governo ou de uma instituição de ensino), o que acaba sendo atestado de credibilidade.
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