sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Características do consumidor de baixa renda

 Valores e conservadorismo
A população de baixa renda adota comportamentos muito mais conservadores quando comparados à atitude mais liberal da elite brasileira.
Gosto pela fartura
Gosto acentuado pela fartura que pode ser observado em diferentes contextos.
Baixa auto-estima
Os consumidores de baixa renda sentem-se inferiorizados e percebem que são considera­dos como cidadãos de “segunda classe”.

Dignidade
Essa população mostra uma enorme preocupação na manutenção da sua dignidade e em não ser confundida como “marginal” ou desonesta.

Preferência por lojas da vizinhança
No caso de varejo alimentar, um critério fundamental que determina a escolha da loja é a proximidade física.

Flexibilidade no crédito
Muitos consumidores de baixa renda não participam do mercado formal de trabalho e têm uma maior inconstância em seus rendimentos, sem dia certo para receber o pagamento pelos seus serviços.

Fidelidade a marcas
Os consumidores da baixa renda também demonstram uma forte preferência e fidelidade por marcas.

O paradoxo do poder e frustração no processo de compra
Com poucas alternativas de entretenimento, visitas a lojas representam uma fonte de lazer. No processo de compra os consumidores demonstram muito prazer e revelam também um sentimento de “poder”. Por outro lado, o seu limitado orçamento provoca constantes frustrações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário